8 Alimentos que Deixam Dentes e Gengivas Mais Saudáveis | Odontobase
Odontobase - Planos de Saúde Bucal 2ª via de boleto 2ª via de boleto
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3040-7400
Obase Dicas
Outras Dicas:

Adicionar aos Favoritos Recomendar Imprmir esta página
 

8 Alimentos que Deixam Dentes e Gengivas Mais Saudáveis

Além de uma boa escovação e o uso do fio dental, existem os alimentos que são aliados seus, e proporcionam na sua saúde bucal, esses alimentos são fundamentais para deixar os dentes e gengivas saudáveis, e juntamente com os cuidados básicos podem deixar seus dentes perfeitos. confira os 8 alimentos:
Alimentos ricos em fibras

A mastigação de alimentos ricos em fibras, além de contribuir para a saúde gastrointestinal, tem a capacidade de promover a auto limpeza dos dentes, evitando a formação de placa bacteriana, a causadora de cáries e gengivite. Além disso, frutas como maçã e pera podem substituir doces bem açucarados, os principais responsáveis pelas cáries.
Alimentos crus

Para mastigar alimentos crus, geralmente é necessário fazer mais força com os ossos da mandíbula e do maxilar. Essa força deixa os ossos que sustentam os dentes mais fortes, garantindo firmeza a eles.


Leite e derivados

O cálcio presente no leite e derivados dele é essencial para garantir ossos fortes e saudáveis. E o mesmo vale para os dentes. O nutriente é parte da composição dos dentes e, em níveis adequados, garante uma boa saúde a eles, principalmente durante a sua formação. Folhas verdes escuras, como a couve também são fontes de cálcio – podem ser consumidas por quem não gosta ou não tolera a lactose.


Vitamina D

O papel mais conhecido da vitamina D é sua atuação na absorção dos minerais cálcio e fósforo, relacionados à formação óssea. A vitamina D aumenta a eficiência da absorção intestinal de cálcio em até 40% e a de fósforo em 80%. Essa influencia também aparece na arcada dentária, onde a vitamina D ajuda na fixação do cálcio nas bases ósseas e dentárias.


Chiclete sem açúcar

Mascar chicletes sem açúcar entre as refeições estimula a formação de saliva, o que contribui para a limpeza dos dentes. Essas gomas se tornam ainda mais valiosas quando providas do xilitol , um adoçante que ajuda o processo de remineralização dentária e contribui para a longevidade e a proteção dos dentes.


Vitamina C

A falta de vitamina C causa sangramento das gengivas e diminuição da massa óssea, o que a longo prazo pode levar a perda dos dentes. A dentista reforça que não se deve exagerar no consumo de alimentos muito ácidos – como laranja e abacaxi, ricos em vitamina C -, pois eles deixam os dentes mais porosos. Uma opção é fazer bochecho com água para neutralizar o ácido após a ingestão. Ela não aconselha a escovação imediata, pois o atrito da escova com o esmalte fará com que o dente se desgaste ainda mais.


Água

O consumo de água (com gás ou não) é importante para eliminar detritos, açúcares e ácidos. Além disso, a água das grandes cidades é fluoretada, que reforça a resistência do esmalte do dente.
Passas

Naturalmente doces, as passas não contêm sacarose, ou açúcar de mesa. O açúcar ajuda a bactéria a aderir à superfície do dente, deixando produzir placas. As passas são também uma fonte de fito químicos, que podem matar bactérias causadoras de cáries. Alguns compostos em passas também afetam o crescimento das bactérias associadas com a doença periodontal.

Fonte: doutissima.com.br/

Notícias
 

Odontobase Planos de Saúde Bucal
Rua Alexandre Herculano, n° 197 – Sala 2001 – Gonzaga/Santos/CEP 11050-031 - (13) 3040-7400

ANS

Produzido por DELT