Transtornos Alimentares e a Saúde Bucal | Odontobase
Odontobase - Planos de Saúde Bucal 2ª via de boleto
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(13) 3040-7400
Obase Dicas
Outras Dicas:

Adicionar aos Favoritos Recomendar Imprmir esta página
 

Transtornos Alimentares e a Saúde Bucal

Geralmente, as primeiras manifestações clínicas de distúrbios alimentares aparecem na boca. Eles podem provocar alterações bucais, como aumento de cárie, erosão dental, projeção das restaurações (“ilhas” de amálgama), bruxismo, hipersensibilidade dentária, mucosites, queilites ou gengivites. Logo, o profissional de Odontologia possui um papel importante no diagnóstico desses casos clínicos.

A indução ao vômito em casos de bulimia, que pode ocorrer mais de 10 vezes por dia, eleva a taxa de erosão em 31 vezes a mais que o normal. Nestes pacientes também podem ocorrer ‘ilhas’ de amálgama, produzidas pela deterioração do esmalte adjacente à restauração.

Cabe ainda lembrar que a acidez do conteúdo gástrico regurgitado ocasiona hipersensibilidade dentinária, piorada pela escovação vigorosa, em seguida aos episódios de regurgitação; mucosites, também associadas ao trauma causado pela rápida ingestão de comida e pelo ato do vômito, e queilite. Esta última é favorecida pela má nutrição e deficiências vitamínicas, que provocam a diminuição no fluxo salivar, gengivite e outras alterações na gengiva e no periodonto.

Via http://goo.gl/bXBE8N

Notícias
 

Odontobase Planos de Saúde Bucal
Rua Alexandre Herculano, n° 197 – Sala 2001 – Gonzaga/Santos/CEP 11050-031 - (13) 3040-7400

ANS